Os5às8 Forum Index Os5às8
Fórum de discussão - Os5às8

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Fat Duck

Post new topic   Reply to topic    Os5às8 Forum Index -> A Gastronomia
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Paulo Rodrigues

PostPosted: Fri Mar 02, 2007 12:18 pm    Post subject: Fat Duck Reply with quote

Bem como agora não tenho tempo para descrever o almoço, vou colocar as fotos e mais tarde descrever cada um, com os respectivos vinhos.
Talvez a Spice possa dizer algo Cool

José Tomáz Mello Breyner

PostPosted: Fri Mar 02, 2007 12:51 pm    Post subject: Reply with quote

Paulo

Excelentes fotos. OBRIGADO. Fico á espera da tua descrição que deve ser excelente.

Um abc

Zé Tomaz
Spice Girl

PostPosted: Fri Mar 02, 2007 11:42 pm    Post subject: Re: Fat Duck Reply with quote

Paulo e Margarida

Tiveram um menu muito parecido com o meu, mas vejo algumas coisas diferentes.
Estou muito curiosa de saber os vossos comentários.

Quanto à
"Nitro-Green Tea and Lime Mousse"

Vejo no tabuleiro uma trouxinha e um spray que eu não tive. Como os usam? Tem alguma coisa a ver com o "Like a Kid in a Sweet Shop"?

Também não tive estas geleias. Já sabiam o que os esperava? Há quem diga que como as pessoas normalmente já vão alertadas se perde um pouco o impacto.

A "Oyster and Passion Fruit Jelly, Lavender"
e o
"Pommery Grain Mustard Ice Cream, Red Cabbage Gaspacho"
são iguais aos meus, mas o outro a seguir, não faço mesmo a menor ideia do que possa ser... e estou intrigada.

A "Quail Jelly, Cream of Langoustine, Parfait of Foie Gras" e a "Oak Moss and Truffle Toast" também são idênticos. Deram-vos aqueles "papelinhos" que se colam ao céu da boca e que sabem a carvalho para comerem antes da tosta? Ou a imagem anterior tem a ver com o Oak Moss?
Na altura achei o sabor dos ditos papelinhos um pouco forte demais. Tanto mais que era um sabor muito persistente.

Descobriram o que era aquilo branco por cima do "Snail Porridge"? Na altura não identifiquei, mas depois vi no meu menu que eram fatias muito finas de funcho. E aquilo branco por cima do "Roast Foie-Gras"? Esse fiquei sem saber.

Adorei a Sardine on Toast Sorbet (às vezes ainda sonho com aquela combinação de sabores), mas acho que o meu não tinha aquelas coisas pretas e brancas atrás. O que é?
A forma como a toranja aparece no prato do salmão (só os filamentos de dento do gomo) é fantástica não é? Na altura fiquei super curiosa de como faziam aquilo e imaginei alguém com uma enorme paciência a tirar filamento por filamento.

Mas o processo é bem mais engenhoso, simples e rápido. Já descobri e até já fiz com laranja e limão. É uma daquelas brincadeiras que só o azoto líquido permite...

Os seguintes eram idênticos. Achei o pombo simpático, mas não me entusiasmou particularmente. Mas tinha uma enorme curiosidade no Risotto de Couve Flor com Cacau que a Margarida comeu. Ouvi há tempos uma descrição de todo o processo com a justificação das várias formas em que a couve flor surge e das suas texturas com a justificação que era para o cérebro não se cansar e estar na expectativa e portanto maximizar sensações. Por outro lado tenho curiosidade nessa ligação da couve-flor com o cacau.

Presumo que este seja o "Hot and Iced Tea". Se for têm mesmo que me explicar direitinho como é que funciona. Gostava mesmo de entender...

Como não era justo vocês terem estas "novidades" todas Laughing , eu tive o "White Chocolate and Caviar" e adorei.

As sobremesas foram idênticas às minhas, são simpáticas. Gostei do pormenor do panfleto sobre a Mrs Agnes Marshall - The Queen of Ice Cream. As expectativas com o "pequeno almoço" são sempre grandes e é divertido...

Mas estou desejosa de saber as vossas impressões. Quando tiverem um tempinho...

Ah! É verdade, na altura em que foi não serviam o Dão. Eu escolhi o menu sem os vinhos, mas o que me deram tem os que serviam e era um vinho italiano (2001 LA GROLA IGT VENETO, ALLEGRINI). Aliás nenhum dos seleccionados para o menu de degustação era português.
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail
Paulo Rodrigues

PostPosted: Sat Mar 03, 2007 10:49 am    Post subject: Re: Fat Duck Reply with quote

Spice Girl wrote:
Paulo e Margarida

Presumo que este seja o "Hot and Iced Tea". Se for têm mesmo que me explicar direitinho como é que funciona. Gostava mesmo de entender...

Como não era justo vocês terem estas "novidades" todas Laughing , eu tive o "White Chocolate and Caviar" e adorei..

Spice. Quem gostava de entender, era eu e estava à sua espera para me explicar.
É assim : Metade do chá é frio, do centro para a direita. A outra metade, do centro para a esquerda, é quente. Se rodarmos o copo as temperaturas invertem-se. De notar que não existe nada a dividir.... Rolling Eyes
Spice Girl

PostPosted: Sat Mar 03, 2007 12:34 pm    Post subject: Reply with quote

Paulo
Como é a consistência do chá? Líquida (normal) ou levemente mais espessa ?

A consistência é igual dos dois lados?
Back to top
Spice Girl

PostPosted: Sat Mar 03, 2007 1:02 pm    Post subject: Reply with quote

O Google não ajudou... mas uma coisa que gosto no Heston é que publica tudo... na imprensa... nem é preciso pagar...

2005... um pouco de paciência... nem foi precisa muita... e aqui está. Tal como eu imaginava usa um gelificante. Não sei qual é, mas já fiquei com uma ideia de como se faz. Com um pouco mais de paciência, trabalho e umas leituritas, talvez lá chegue...

Quote:

Blowing hot and cold

Heston Blumenthal
Saturday April 16, 2005
The Guardian

I am really excited by the new dishes we've been developing, some of which will be on the menu later this month. One of them is a drink that is hot if you drink from one side of the glass it's served in and cold on the other.

How do we do it? Well, there is a particular gelling agent that we've been using for a couple of years, which enables us to make what is known as a fluid gel. We use it to make an almond purée, for example. First we make an almond milk by infusing milk with slightly roasted crushed almonds, then we mix the almond milk with the gelling agent and allow it to set into a jelly. Once it's set, we blitz it to break it up into tiny little globules that are so small the mixture looks like a purée or cream. The beauty of this is that, because it has no starch-based ingredients to thicken it, it is very clean in the mouth and so lets the almond flavour really shine through.
We apply the same technique to the hot and cold drink. If you use just the right amount of gelling agent and get the set just right, you end up with a liquid like a syrup that isn't really a liquid at all but rather a jelly that's been broken down into millions of little pieces. We gently warm some of it and leave the rest cold. We put a divider down the middle of a glass and fill one side with the hot gel and the other with cold. Then lift up the divider and, hey presto, you have what looks like a glass filled with a single liquid. Only it isn't a liquid, it's two fluid gels that will keep separate long enough for you to feel the difference. We could make one side fizzy and the other still, or make them two different colours, but I think the dish works best if both sides look the same.

· Heston Blumenthal is chef/proprietor of the Fat Duck in Bray, Berkshire.
Back to top
Ricardo

PostPosted: Sun Mar 04, 2007 8:28 pm    Post subject: Reply with quote

Que refeição !!! Fico com agua na boca, cheio de inveja. Já quando a Spice lá foi quase me ia afogando com o relato Surprised .

Ainda faltam os vinhos (embora eu não vá conhecer nenhum Very Happy )
bbe

PostPosted: Sun Mar 04, 2007 9:56 pm    Post subject: "Ovos mexidos" Reply with quote

Como é que é a consistência, textura dos ovos mexidos em azoto liquido?
A temperatura deve claro está permitir os ovos de serem comidos, mas não é demasiado frio?
Back to top
View user's profile Send private message
Spice Girl

PostPosted: Sun Mar 04, 2007 11:06 pm    Post subject: Re: "Ovos mexidos" Reply with quote

bbe wrote:
Como é que é a consistência, textura dos ovos mexidos em azoto liquido?
A temperatura deve claro está permitir os ovos de serem comidos, mas não é demasiado frio?

Não são ovos mexidos Very Happy isso não acredito que ficasse muito simpático.

Eles fazem a base para o gelado de bacon com ovos (que leva leite aromatizado com o bacon, gemas de ovos e glucose). Vazam as cascas dos ovos, enchem-nas depois com a base do gelado e tapam. Na altura de fazer partem os ovos e fingem que os fazem mexidos com azoto líquido. Mas de facto o que estão a fazer é um gelado com uma consistência fantástica.
Back to top
bbe

PostPosted: Sun Mar 04, 2007 11:40 pm    Post subject: Reply with quote

Eu realmente estava a achar um pouco estranho, mas pronto nunca se sabe com o sr Heston Blumenthal tudo pode ser possível..... Está explicado então.
Obrigado spice
Back to top
Abílio Neto

PostPosted: Mon Mar 05, 2007 9:32 am    Post subject: Reply with quote

Caros,

A mim só me ocorre exclamar: UFA!

Caro Paulo Rodrigues, aguardamos pela descrição das combinações com os vinhos.

Abraços,

Abílio Neto
Back to top
Post new topic   Reply to topic    Os5às8 Forum Index -> A Gastronomia All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum