|
Os5às8 Fórum de discussão - Os5às8
|
| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
Spice Girl

|
Posted: Tue Jan 23, 2007 10:28 pm Post subject: Mini Searas |
|
|
Quando era miúda, por altura do Natal, a minha Mãe fazia sempre umas searas pequeninas, em pratinhos, para pôr no presépio e enfeitar a casa. Segundo dizia era um hábito no Algarve. Até há poucos anos, no início de Dezembro, a minha Mãe dava-me um bocadinho de trigo e eu também fazia searas.
Quando falo disto a maior parte das pessoas diz que desconhece este hábito. Há tempos uma amiga minha da Madeira disse-me que lá também era costume fazer as searas no Natal.
Ontem o Rui P. referiu num tópico da gastronomia um artigo da revista Saveur. Eu por acaso também a tinha e peguei de novo na revista para dar uma vista de olhos e reparei num coisa que antes me tinha passado despercebida. Há um artigo sobre o Natal na Provence, em França, e os rituais associados ao Natal. Tem uma foto em que me pareceu ver uma das ditas searas. No texto confirmei que na mesa de Natal se põe trigo que se pôs a germinar em pratinhos umas semanas antes, mais propriamente a 4 de Dezembro, assim como lentilhas. Se o trigo na véspera de Natal tiver florescido é sinal de sorte para o ano que se segue.
O que eu gostava de saber é:
Noutras regiões do país fazem-se também searas?
Alguém sabe a origem? |
|
| Back to top |
|
 |
Rui P
|
Posted: Tue Jan 23, 2007 11:24 pm Post subject: |
|
|
| Estive durante o periodo da passagem de ano no Acores, e existe la' uma tradicao similar e verdadeiramente espectacular. 'A semente que germinam dao o nome de ervilhaca, se nao estou em erro. O aspecto e' impressionante. Talvez alguem dos Acores possa dizer mais alguma coisa sobre isto? Tentei trazer comigo, mas nao consegui encontrar 'a venda. Disseram-me que se vende imenso no periodo que antecede o Natal, e que depois desaparece de cena. Para o proximo Natal, quero ver se arranjo... |
|
| Back to top |
|
 |
Spice Girl

|
Posted: Wed Jan 24, 2007 6:38 pm Post subject: |
|
|
Presépio algarvio: “Grãos” e laranjas
24-12-2006
Indecisos entre as profanas celebrações do solstício de Inverno, e o presépio cristão, os algarvios conciliam e rodeiam Jesus de “searinhas” e laranjas. Para que as colheitas sejam abençoadas e a riqueza das laranjas se multiplique.
A partir de 8 de Dezembro, preparam-se pequenas taças de barro, com uma mão cheia de terra, onde se colocam “grãos” a germinar, na maior parte das vezes de trigo. Borrifam-se todos os dias, até o verde tenro dar origem a pequenas searas que ocuparão lugar de honra no presépio.
Nas vésperas do Natal arma-se em cima de uma mesa, coberta com o melhor linho da casa, o trono onde se coloca a figura de Jesus, em pé. Nos degraus entre a mesa e o trono colocam-se, alternadamente, searas e laranjas e, por vezes, candeias e velas para clarear a noite.
Segundo o Padre José da Cunha Duarte que pesquisou sobre as tradições natalícias algarvias, e escreveu o livro “Natal no Algarve – Raízes Medievais”, inicialmente o presépio consistia na imagem do menino e da sua mãe, em cima de um altar, como Senhor e rei do mundo.
Porém, no séc. XVI ou XVII surgem junto a este oratório as “searinhas”, para que o menino abençoasse o trigo, e as laranjas, um fruto sinal de riqueza, para que fossem abençoadas as árvores de fruto.
http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=10276 |
|
| Back to top |
|
 |
Spice Girl

|
Posted: Wed Jan 24, 2007 6:47 pm Post subject: |
|
|
No Alentejo também?
| Quote: | Searinhas
Em Elvas era hábito decorar-se o presépio com elementos naturais, buxo, cizirão e trigo grelado ( searinhas ).
Um mês antes do dia de Natal, lançavam-se em pratos ou pires, pequenas porções de trigo, humedecido para germinar mais depressa (searinhas).
Hoje para fazer as searinhas também se utiliza arroz, grão e aveia.
Todos os dias se borrifam com água essas searinhas. |
http://www.minerva.uevora.pt/publicar/eb1elvas/dias/natal/natal.html |
|
| Back to top |
|
 |
Spice Girl

|
Posted: Wed Jan 24, 2007 7:02 pm Post subject: |
|
|
Parece que a origem foi mesmo em França. E que por cá se faz na Madeira, nos Açores, no Alentejo e no Algarve.
| Quote: | A PROVENÇA francesa foi uma região cosmopolita e muito religiosa com a presença do Papa em Avignon. No século XVI, o cardeal Bérulle introduz, nesta região, a tradição das searinhas e das laranjas ao lado do Menino Jesus, para Ele abençoar as sementeiras e as árvores de fruto. No século XVII, os conventos armam o presépio colocando a imagem do Menino Jesus em cima do altar. A devoção ao Menino Jesus sai dos conventos e chega ao povo. Para satisfazer a devoção armam a cena da natividade em quadros protegidos de vidro para as imagens não se deteriorarem. Na quadra natalícia colocam este pequeno santuário em cima do altar. Inocêncio III (1721) aprova a festa do Santo Nome de Jesus e os escultores divulgam a imagem do Menino Jesus. O presépio chega à casa do Povo.
A região da Provença (sul de França) foi o grande centro de irradiação do presépio com raízes medievais. No Natal, surge o Menino Jesus glorioso, triunfante, o Salvador o senhor e Rei do mundo. Este presépio foi levado pelos portugueses para a Ilha da Madeira, para os Açores e para o Brasil. Os missionários espanhóis divulgam-no na América do Sul. Em Portugal, ainda podemos ver este presépio no Baixo Alentejo e no Algarve. Em França, Alemanha, Suíça, a países nórdicos ainda hoje surgem no Natal as laranjas e as searinhas de trigo.
O PRESÉPIO tradicional algarvio conserva as raízes medievais. É um trono ou altar armado em escadaria. O Menino Jesus está de pé, no cimo do trono. À volta coloca-se verdura, Ramos de laranjeira. Na escadaria colocam-se laranjas e searinhas germinadas. Uma lamparina acesa está sempre presente.
http://www.agencia.ecclesia.pt/noticia.asp?noticiaid=14149 |
Presépio Tradicional Algarvio:
Presépio Tradicional Madeirense:
 |
|
| Back to top |
|
 |
caloiro30

|
Posted: Wed Jan 24, 2007 7:52 pm Post subject: |
|
|
| Cá em Setúbal, conheço muita gente que também faz essas mini searas pelo natal. Em minha casa a minha mãe já fez, agora deixou de fazer à uns 5 anos. |
|
| Back to top |
|
 |
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|