Os5às8 Forum Index Os5às8
Fórum de discussão - Os5às8

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Restaurantes e respectivas criticas e críticos
Goto page 1, 2, 3  Next

Post new topic   Reply to topic    Os5às8 Forum Index -> A Gastronomia
View previous topic :: View next topic  
Author Message
falcao

PostPosted: Fri Nov 14, 2003 2:46 pm    Post subject: Restaurantes e respectivas criticas e críticos Reply with quote

Periodicamente sou tomado de assalto por dúvidas. Surgiu-me agora mais uma, e aproveito para a expor aqui neste fórum.
Vem a propósito das criticas a restaurantes e dos críticos. O que me surpreende, é que muitos dos críticos portugueses são sobejamente conhecidos pela restauração. Dão entrevistas, aparecem em jornais e em revistas da especialidade, e as suas caras são familiares.

Será que isso não torna a crítica menos objectiva? Obviamente que não estou a querer colocar em causa a honestidade e integridade de qualquer jornalista, mas será que o profissional de restauração ao reconhecer um crítico gastronómico no seu restaurante não lhe presta um atendimento excepcional? Não tem cuidados extra na elaboração do(s) prato(s), no serviço, na gentileza? Não poderá estar a induzir o crítico em erro?

Os críticos gastronómicos não deveriam manter um "low-profile", deixando-se ficar numa penumbra, num manto de mistério de modo a não serem conhecidos e reconhecidos?

Deixo aqui a reflexão...

Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Rui Miguel

PostPosted: Fri Nov 14, 2003 4:03 pm    Post subject: Reply with quote

Caro Falcão essa questão muito bem colocada vai entroncar com a dos vinhos...não será que muitos criticos bebem coisas que são diferentes daquelas que nós bebemos?

Imaginemos se eu soubesse que fulano tal, um qq jornalista muito conhecido da nossa praça, visitasse o meu estabelecimento, o que eu faria?

Não há muito tempo visitei um restaurante muito conhecido, situado na zona de Setúbal, mais precisamente na Comporta. Este estabelecimento tinha sido muito elogiado por alguns jornalistas conhecidos. Então disse para a minha patroa: Dias não são dias e vamos lá então ao tal restaurante!

Chegado lá verifiquei que os preços eram exorbitantes, demasiado e o mais grave sem o equivalente na qualidade, confecção e quantidade (atenção que eu não sigo a lógica de sair a "pança" cheia, mas há minimos aceitáveis)

Bebi um vinho branco da Sogrape que me custou entre os 12e e 15e (Duque de Viseu) e quando veio a conta para a mesa...75€ para duas pessoas!

A ementa foi a seguinte:
Um queijo alentejano (trivial)
Três fatias de chourição
Arroz do mar, que consistianum arroz feito com quatro mini postas de tamboril (congelado) e duas gambas (foi neste prato que eu me senti roubado)
Sobremesa muito trivial, penso que foi um semi frio de natas
Cafés...

Foi o pior dia...num restaurante!
mlpaiva

PostPosted: Sat Nov 15, 2003 12:09 am    Post subject: Re: Restaurantes e respectivas criticas e críticos Reply with quote

falcao wrote:
...Os críticos gastronómicos não deveriam manter um "low-profile", deixando-se ficar numa penumbra, num manto de mistério de modo a não serem conhecidos e reconhecidos?... 

Como os dos guias Michelin? Óbvio (!), obviamente...
Back to top
Cesar

PostPosted: Mon Nov 17, 2003 8:15 pm    Post subject: Re: Restaurantes e respectivas criticas e críticos Reply with quote

falcao wrote:
Vem a propósito das criticas a restaurantes e dos críticos. O que me surpreende, é que muitos dos críticos portugueses são sobejamente conhecidos pela restauração. Dão entrevistas, aparecem em jornais e em revistas da especialidade, e as suas caras são familiares. 

Excelente dica!
Estou completa e absolutamente de acordo! David Ramos Lopes, José Salvador, Mafalda Machado são caras conhecidas por todos. Até o Quitério que dantes não dava a cara chegou a dar entrevistas à Epicur. Agora todos os conhecem.

Parece-me um disparate e é claro para todos que vão ter sempre um serviço especial e diferente do normal. Conclusão, a crítica passa a ser pouco válida.
Back to top
View user's profile Send private message
Miguel de Melo Breyner

PostPosted: Tue Nov 18, 2003 10:03 am    Post subject: Re: Restaurantes e respectivas criticas e críticos Reply with quote

[quote="falcao"]Periodicamente sou tomado de assalto por dúvidas. Surgiu-me agora mais uma, e aproveito para a expor aqui neste fórum.

Será que isso não torna a crítica menos objectiva?

Caro Falcão

Ainda há criticos portugueses que visitam restaurantes sem se dar por eles , apesar de serem conhecidos na praça publica .E claro que nós Restaurantes quando nos apercebemos da presença dum critico tentamos dar o nosso melhor , mas nem sempre esta nossa tomada de posição é aceite pelos bons criticos ainda existentes em Portugal .
Penso que um critico não deverá efectuar criticas a restaurantes apenas numa visita aos mesmos , como alguns o fazem , é necessário efectuar varias visitas ao mesmo restaurante para emitir opiniões justas

Saudações Gastronomicas

MMB
Back to top
João Geirinhas

PostPosted: Tue Nov 18, 2003 10:33 am    Post subject: Criticos Reply with quote

Desculpem mas esta mensagem saiu no tópico errado por asneira minha:

Esta é uma questão pertinente. Conheço alguns que se fazem anunciar convenientemente e esperam depois à porta pouco menos que banda de música e respectiva fanfarra!

Mas a critica, assim generalista, é injusta. Outros - tenho reparado - são extremamente cuidadosos: Fazem as marcações por terceiras pessoas e usam outros nomes, nunca pagam com cartão, e são de uma discrição absoluta. E fogem de aparecer com as fotos nas revistas e jornais. Nada me liga profissionalmente, por exemplo, ao David Lopes Ramos do Público (aqui citado), mas posso testemunhar que é um exemplo do deixei dito.
Back to top
Vitis Lambrusco

PostPosted: Fri Nov 21, 2003 10:34 am    Post subject: Re: Criticos Reply with quote

Miguel de Melo Breyner wrote:
Penso que um critico não deverá efectuar criticas a restaurantes apenas numa visita aos mesmos , como alguns o fazem , é necessário efectuar varias visitas ao mesmo restaurante para emitir opiniões justas

Estou de acordo com o principio, mas não sei se isso é viável na práctica, nem sei se é desejável. Se o critico tiver de visitar varias vezes cada restaurante, só pode fazer meia dúzia de criticas por ano. E o cliente, quantas vezes é que vai ao restaurante?
O critico tem de ter a mesma postura que o cliente. Vai ao restaurante e logo vê se é bem tratado ou não. Até pode ter azar, ou pode ter sorte, mas o mesmo acontece com o cliente.

João Geirinhas wrote:
Esta é uma questão pertinente. Conheço alguns que se fazem anunciar convenientemente e esperam depois à porta pouco menos que banda de música e respectiva fanfarra!

Os nomes não me interessam, mas o João Geirinhas tem toda a razão. Os criticos não podem ser pessoas conhecidas e reconhecidas pelo meio. Como o Paiva disse, têm de ser como os criticos do guia MIchelin, pessoas anónimas para o meio.
Se não é batota!
Back to top
jms

PostPosted: Fri Nov 21, 2003 12:51 pm    Post subject: Reply with quote

Os críticos de restaurantes são essenciais para os amadores, mas eles não têm o nosso palato, a nossa educação alimentar, a nossa família, as nossas raízes.

Depois ajuda muito a consistência da sua produção crítica e o seu grau de conhecimentos de gastronomia, culinária. Não basta ter perto de mim um dicionário de termos difíceis para atingir a qualidade do José Quitério, como tem havido dicersas tentativas.

Só para explicitar o meu ponto de vista e, portanto, sem preocupação de listar todos, aprecio críticos como o Quitério, o David Lopes Ramos, o José Nogueira Gil, mas também compro o José A Salvador e a outro nível também busco informação no José Silva. É evidente para mim que uns têm mais substrato que outros e que eu como amador tenho que saber ler nas entrelinhas, seguir a minha intuição e pensar pela minha cabecinha, socorrendo-me também de autores como Alfredo Saramago, Maria de Lurdes Modesto, para falar de gastronomia portuguesa.

Sei de critícos que não se anunciam, fazem marcações para grupos de 4/5 pessoas, em nome de um qualquer anónimo, mas basta estar fora da sua área de residência e alojado num estabelecimento hoteleiro para os restaurantes da região serem alertados da eventualidade.
Não acredito que um bom crítico se deixe levar, com facilidade, por tratamentos especiais. Só se quisesse...
Artur Hermenegildo

PostPosted: Mon Nov 24, 2003 11:39 am    Post subject: Reply with quote

Penso que é inevitável a existência na área da crítica gastronómica de algumas "estrelas" que qualquer retsaurante reconhece e para os quais tenta dar o seu melhor. Não creio que daí venha mal ao mundo, desde que o referido crítico expressamente refira na crítica que foi reconhecido (o que creio nenhum faz). Mas também, que diabo, o restaurante é o mesmo, e se se pode esmerar para um crítico também o pode fazer para o comensal normal.

Também na parte vínica nos perguntamos muitas vezes se as amostras e garrafas que os produtores enviam para as revistas de vinhos e livros de notas de prova têm o mesmo tratamento que as que saem para o mercado!

Eu creio que o que faz falta é, em complemento, um guia como o Zagat de NY, que tem registados alguns milhares de recenseadores, de entre o público anónimo mas obviamente conhecedor, e que faz com que as classificações de cada restaurante sejam baseadas em milhares de visitas por ano (eu fiz as contas uma vez e calculei que cada restaurante recenseado terá sempre em média em cada refeição 3 ou 4 recenseadores do Zagat!).

À nossa modesta escala, quantitativa e qualitativa, alguém poderia lançar um projecto semelhante!
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail
Joao Paulo

PostPosted: Tue Nov 25, 2003 10:24 am    Post subject: Reply with quote

Ora aqui está uma excelente propostas do Artur. Agora só falta um editor que pegue na ideia.

Uma dúvida no entanto, temos massa crítica para uma obra deste tipo? Conhecendo a "cusltura" gastronómica portuguesa, os restaurantes mais valorizados não seriam os de dose farta e comida popular, tipo cozido, tripas, feijoada e afins em doses gigantestcas????
Back to top
Artur Hermenegildo

PostPosted: Tue Nov 25, 2003 3:05 pm    Post subject: Reply with quote

João Paulo wrote:
Uma dúvida no entanto, temos massa crítica para uma obra deste tipo? Conhecendo a "cusltura" gastronómica portuguesa, os restaurantes mais valorizados não seriam os de dose farta e comida popular, tipo cozido, tripas, feijoada e afins em doses gigantestcas?

É um facto. Mas isso também acontece nos livros de vários dos nossos críticos gastronómicos, pela simples razão de que representa a esmagadora maioria dos nossos restaurantes!

Uma forma de "dar a volta" a essa questão pode ser dividir o guia por "tipo de restaurante", onde ao lado do "tradicional português" coubesse o "italiano", o "japonês", a "cozinha de autor", a "cozinha internacional", etc.

Quanto à massa crítica, pode ser um problema. Mas acho que, não podendo ter milhares de recenseadores e recensear 15 mil restaurantes, que acho que é o que tem o Zagat, poderíamos talvez ter 200 ou 300 recenseadores, espalhados pelo país, e recensear 500 restaurantes, talvez mil, durante um período mínimo de um ano antes de sair a primeira edição.

A maior dificuldade seriade facto encontrar uma editora, porque um trabalho deste tipo exige sobretudo um enorme esforço editorial, de compilação, revisão ,etc, que tem de ser feito por um editor a tempo inteiro e que perceba do tema para não cometer argoladas.
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail
chez pirez

PostPosted: Fri Nov 28, 2003 5:35 pm    Post subject: Reply with quote

Não há muito tempo visitei um restaurante muito conhecido, situado na zona de Setúbal, mais precisamente na Comporta. Este estabelecimento tinha sido muito elogiado por alguns jornalistas conhecidos. Então disse para a minha patroa: Dias não são dias e vamos lá então ao tal restaurante!

Foi o pior dia...num restaurante![/quote]

deixe-me adivinhar... Museu do Arroz!!

para os lados da Comporta/Carvalhal, só me recordo de boas experiências no Tobias, uma marisqueira com ar de barracão, mas onde se pode comer um bom arroz de marisco a um preço incrivelmente baixo.

Por favor não me venham tb falar do rest. "A Escola".
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
falcao

PostPosted: Fri Nov 28, 2003 5:46 pm    Post subject: Reply with quote

No Museu do Arroz, mais que a qualidade da comida, o que me incomodou foi a falta de qualidade do serviço...
Admito que possa ter sido um defeito pontual, mas confesso que não fiquei com enormes ganas de voltar...
No entanto, já ouvi boas referências de pessoas em que deposito confiança gastronómica, por isso fico sem saber o que pensar.

Back to top
Rui Miguel

PostPosted: Fri Nov 28, 2003 6:45 pm    Post subject: Reply with quote

Caro chez pirez, como adivinhou? Wink

Foi de facto, o meu pior dia passado num restaurante, principalmente no que respeita à nota preta que tive de pagar...sinceramente! :x
Ainda por cima com uma qualidade que não era nada proporcional ao custo! Shocked

Rui, no meu caso, sinceramente, não fiquei com vontade de lá voltar, espero no entanto que tenha sido apenas um mau dia ... e que eu a mim me tenha calhado a fava Rolling Eyes Wink

Porque será que nós (consumidores) não somos mais exigentes? É que aquilo estava cheio de gente! Com uma fila enorme e não acreditava! Seriam clientes habituais? Seriam clientes ocasionais? Iriam lá pela 1ºprimeira vez? Confused

Ou será que está na moda? Confused

É nestes dias que me lembrou a excelente cozinheira que era a minha mãe... Crying or Very sad
Vitis Lambrusco

PostPosted: Sat Nov 29, 2003 11:57 pm    Post subject: Re: Restaurantes e respectivas criticas e críticos Reply with quote

Miguel de Melo Breyner wrote:

E há algum crítico no mundo que faça isso? A pergunta não tem nenhum anzol, é mesmo uma pergunta pela curiosidade.
É que não estou a imaginar cda crítico a visitar o mesmo restaurante uma série de vezes seguidas. Isso é norma?
Back to top
Post new topic   Reply to topic    Os5às8 Forum Index -> A Gastronomia All times are GMT
Goto page 1, 2, 3  Next
Page 1 of 3

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum