|
Os5às8 Fórum de discussão - Os5às8
|
| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
Abílio Neto
|
Posted: Tue Sep 26, 2006 8:39 am Post subject: |
|
|
Caro Luiz Otavio,
Ando completamente a margem das coisas de La Rioja. Os rótulos irritam-me, manias.
Vou ver isso dos Faustinos.
Da prova anunciada, chamo a sua particular atenção para o Toro Puertas Novas, enfim, para os Valpiculata; o 1º, é potentíssimo, é que nem a madeira (14 meses) o conseguiu domesticar, quando o bebi fiquei espantado com os níveis de concentração; o 2º, é mais vinho, com outras preocupações. Mais não digo. Vou ficar a espera das suas notas.
Abraços,
Abílio Neto
Last edited by Abílio Neto on Tue Sep 26, 2006 5:20 pm; edited 1 time in total |
|
| Back to top |
|
 |
luiz otávio peçanha

Joined: 19 Jan 2005 Posts: 617 Location: piracicaba/sp/brasil
|
Posted: Tue Sep 26, 2006 5:15 pm Post subject: |
|
|
Caro Abilio Neto,
Obrigado pelas dicas.
O Puertas Novas crianza 2003 ( 12 meses em barricas ), o Valpiculata 2003 ( 18 meses em barricas ) e o Logos I 2001 ( 16 meses em barricas ) acredito que deverão ser decantados por uma hora. Na hora de abrir definirei melhor esta opção, como tambem a sequencia de prova que por enquanto está:
- Cava brut nature Benito Escudero
- Finca Los Trenzones Tempranillo 2004
- Torremilanoz crianza 2002
- Torre albeniz reserva 2001
- Puertas Novas crianza 2003
- Valpiculata 2003
- Logos I seleccion 2001
Depois da degustação será servido: Lacón con Grelos e Fabada Asturiana.
Obs- comprei ontem um Clos Martinet 1996 ( ainda não recebi ), será que está no auge, ou já passou?
Abraços
Luiz Otávio _________________ De vinho em vinho vamos aprendendo um pouquinho. |
|
| Back to top |
|
 |
Abílio Neto
|
Posted: Wed Sep 27, 2006 8:20 am Post subject: |
|
|
Caro Luiz Otávio,
Relativamente a isto:
| Quote: | | Obs- comprei ontem um Clos Martinet 1996 ( ainda não recebi ), será que está no auge, ou já passou? |
Pessoalmente, prefiro aguardar pelos seus comentários depois da prova.
Ainda há pouco tempo, num tópico (já não me lembro qual, teria que ir procurar...) debatemos a sensível questão da capacidade de envelhecimento dos Priorat (e dos Douros), nessa altura, depois das belissimas indicações do Luís Ferreira (caro, desculpa pôr o nome, mas eu sou assim), comecei a fazer 2 coisas, com muita calma:
- Procurar Douros dos anos 90's, sem me preocupar muito com os perfis;
- Procurar outros (mais) e abrir os Priorat também dos 90's que tenho lá em casa.
O que é mesmo bom neste fórum é que as n/ crenças intimas são todos os dias postas em causa, o que a mim me agrada, porque não me sinto muito à vontade com certezas profundas.
Vou ficar na expectativa de ler sobre a sua apreciação. , como ainda não me sinto muito seguro a publicar as minhas notas de provas...
Uma coisa posso dizer, para os vinhos em prova, esta escolha é mais do que adequada:
| Quote: | | Depois da degustação será servido: Lacón con Grelos e Fabada Asturiana. |
Abraços,
Abílio Neto
PS: quase tenho a certeza que aparecerão mais «ajudas» na análise da questão por si levantada. |
|
| Back to top |
|
 |
luiz otávio peçanha

|
Posted: Sat Sep 30, 2006 7:41 pm Post subject: |
|
|
Estas são as minhas impressões da degustação de quarta feira:
1- Cava Brut Nature
Produtor- Benito Escudero Abad – Gravalos – Rioja – Espanha
Castas- 100% Viura ( Macabeo )
Teor alcoólico- 11,5%
Amadurecmento- 3 a 4 anos
Preço- R$ 56,00
Serviço- Servido a 8ºC
Novamente não tive condições de tirar nota de prova do Cava, somente provando-o no decorrer do inicio da apresentação dos vinhos.
Cava muito bom, seco e complexo com uma persistência de boca muito boa.
2-Finca Los Trenzones 2004
Produtor- Bodegas Leganza – Toledo- La Mancha – Espanha
Castas- Tempranillo
Teor alcohólico- 13,5%
Amadurecimento- jovem
Preço- R$ 50,00
Serviço- Servido a 16ºC
Cor rubi com reflexos violáceos, brilho médio para intenso, lagrimas variadas.
Nariz intenso e simples com ameixa e goiaba vermelha em compota, pimenta e leve empireumáticos. Media persistência.
Na boca mostrou-se agradável, frutado, com sensações de frutas vermelhas em compota e pimenta. Álcool e acidez adequados, textura macia, taninos adequados, corpo médio, equilibrado, com evolução muito boa, retrogosto intenso e muito bom, com boa persistência. Nota 14,5
3-Torremilanoz crianza 2002
Produtor- Bodegas Peñalba Lopez – Ribeira Del Duero – Espanha
Castas- tempranillo
Teor alcoólico- 13%
Amadurecimento- 13 meses em barricas de carvalho francês allier.
Preço- R$ 75,00
Serviço- Servido a 18ºC.
Cor magenta com reflexos alaranjados, brilho intenso, lagrimas abundantes e ligeiras.
Nariz intenso com empireumáticos ( tostado, defumado, tabaco ), baunilha, ameixa e framboesa, e especiarias. Persistente.
Na boca mostrou-se amadeirado, com sensações de chocolate amargo, café, baunilha, ameixa, jabuticaba, cravo e uma leve canela. Álcool e acidez adequados, textura macia, taninos adequados ( bons ), corpo médio, equilibrado, com evolução muito boa, retrogosto intenso e muito bom, com boa persistência. Nota 15,5
4-Torre Albeniz reserva 2001
Produtor – Bodegas Peñalba Lopez – Ribeira Del Duero – Espanha
Castas- Tempranillo, Cabernet Sauvignon e Merlot.
Teor alcoólico- 13%
Amadurecimento- 25 meses em barricas de carvalho francês allier.
Preço- R$ 110,00
Serviço- Servido a 18ºC
Cor rubi com reflexos alaranjados, brilho médio para intenso, lagrimas abundantes, ligeiras e verticais.
Nariz muito intenso, rico, com notas de evolução; com tabaco, chocolate, couro, leve baunilha, frutas frescas em compota ( ameixa, cereja e groselha ), frutas secas ( tâmaras ), acetona e alcaçuz. Persistente.
Na boca mostrou-se muito agradável, harmônico, com sensações de ameixa, groselha, chocolate ao leite, café, baunilha e alcaçuz. Álcool e acidez adequados, textura macia, tânico ( muito agradáveis ), encorpado, equilibrado, com evolução muito boa; retrogosto intenso e excepcional, com ótima persistência. Nota 17
5-Puertas Novas crianza 2003
Produtor- Valpiculata – Toro – Espanha
Castas- Tinta de Toro
Teor alcoólico- 14,5%
Amadurecimento- 12 meses em barricas de carvalho francês.
Preço- R$ 110,00
Serviço- Decantado por uma hora e servido a 18ºC.
Cor magenta com reflexos violáceos, brilho médio, lagrimas demoradas.
Nariz fechado, abrindo aos poucos com defumado, serragem, folha de chá, especiarias, ameixa e terra quente. Persistente.
Na boca mostrou-se potente, ainda arestado, com taninos bem presentes, com sensações de ameixa e amora não muito maduras, cravo e chá preto. Álcool um pouco quente, acidez adequados, textura macia, tânico ( bons ), encorpado, equilibrado, com evolução muito boa; retrogosto intenso e muto bom, com ótima persistência. Nota 16
6-Valpiculata 2003
Produtor- Valpiculata – Toro – Espanha
Castas- Tinta de Toro
Teor alcoólico- 14,5%
Amadurecimento- 18 meses em barricas novas de carvalho francês.
Preço- R$ 110,00
Serviço- Decantado por uma hora e servido a 18ºC
Cor rubi escuro com reflexos violáceos, brilho médio para intenso, lagrimas abundantes, finas e verticais.
Nariz muito intenso e rico com tabaco, toffe, chocolate ao leite, ameixa em compota, própolis, madeira, abacate ao leite, pimenta e alcaçuz. Muito persistente.
Na boca mostrou-se muito agradável, harmônico, volumoso, com sensações de toffe, chocolate ao leite, ameixa, alcaçuz, pimenta, carambola, abacate, bolacha ao leite e carne fresca. Álcool um pouco quente, acidez adequada, textura aveludada, taninos adequados para tanico ( finos/muito agradáveis ), encorpado, equilibrado, com evolução muito boa; retrogosto muito intenso e muito bom, com ótima persistência. Nota 17
7-Logos I Seleccion 2001
Produtor- Bodegas Logos – Navarra – Espanha
Castas- 40% Garnacha, 30% Tempranillo e 30% Cabernet Sauvignon
Teor alcoólico- 13,5%
Amadurecimento- 16 meses em barricas de carvalho francês ( 70%) e carvalho americano ( 30%).
Preço- R$ 140,00
Serviço. Decantado por uma hora e servido a 18ºC
Cor rubi com um leve reflexos alaranjado, brilho intenso, lagrimas finas, lentas e verticais.
Nariz fechado, abrindo aos poucos com animal ( ovo batido ), vegetal, melancia passada, ameixa, cereja, framboesa, baunilha, tostado e chocolate. Persistente.
Na boca mostrou-se frutado, com boa acidez, com sensações de ameixa, amora, framboesa, limão galego, chocolate preto e caramelo. Álcool equilibrado, acidez acentuada, textura macia, tânico ( bons ), encorpado, equilibrado, com evolução muito boa; retrogosto intenso e excepcional, com boa persistência. Nota 16
Depois da degustação foi servido Lacón con grelos e Fabada Asturiana.
Saudações
Luiz Otávio _________________ De vinho em vinho vamos aprendendo um pouquinho. |
|
| Back to top |
|
 |
luiz otávio peçanha

|
Posted: Wed Jan 03, 2007 7:19 pm Post subject: |
|
|
Caro Abilio e demais Foristas,
Estou para terminar a seleção dos vinhos Espanhóis para o painel, e estou em duvida em relação a região de Toro.
Descartando o Valpiculata que tenho, mas já conheçi, algumas outras opções seriam:Pintia 2003 ( U$ 99,50 ), San Román 1998 ( U$ 49,50 ), Finca Sobreño reserva familiar 2002 ( U$ 83,90 ), Pago La Jara 2003 ( U$ 99,50 ).
Alguma sugestão?
Meu painel está assim:
1- Mauro crianza 1996 - Ribeira del Duero
2- ? - Toro
3- Clos Martinet 1996 - Catalunha Priorat
4- Gran Murales 2000 - Catalunha Penedes
5- Castell dell Remei"1780" 1999 - Catalunha Costers del Segre
6- Faustino do Autor 1998 - Rioja
7- Gran Vos reserva 2000 - Somontano
8- Estou na duvida de colocar ou não o Bierzo 2000 ou o Corullón 2001 representando Bierzo.
Obs- Tambem não defini a comida para harmonizar; tinha pensado numa paelha mista ( coelho, caracol, porco, legumes, alcachofra, cogumelos, polvo, lula, mariscos, camarões ), mas talvez seja um pouco leve para estes vinhos? Ou uma Caldereta de Carnero e um arroz Murciano sejam mais adequados?
Antecipadamente agradeço.
|
| Back to top |
|
 |
Abílio Neto
|
Posted: Wed Jan 03, 2007 7:55 pm Post subject: |
|
|
Caro Luiz Otavio,
Apesar de andar atordoado com a falta de tempo, respondo-lhe: Pintia 2003! Não hesite.
Esqueça o San Roman, bom, mas nada de especial, caso não consiga o Pintia, vá por esta ordem: Finca Sobreño Reserva Familiar (parece que o Parker tem um fraco por esse produtor) e Pago La Jara (é sempre um Telmo Rodriguez e faz-me lembrar muito os vinhos portugueses, do Douro, enfim, espero reacções, porque soará a barbaridade para alguns!).
Dos últimos Toros que provei, gostei muito do Gago 03 e do Dehesa Gago 05 do Telmo Rodriguez, acessíveis e agradaveis.
Abraços,
Abílio Neto |
|
| Back to top |
|
 |
luiz otávio peçanha

|
Posted: Wed Jan 03, 2007 9:47 pm Post subject: |
|
|
Abilio,
Muito obrigado pela indicação. Só mais uma coisinha, conheçe o Gil Luna Toro reserva especial 2001?
Abraços
|
| Back to top |
|
 |
Chapim
|
Posted: Thu Jan 04, 2007 10:17 am Post subject: |
|
|
Caro Luis Otavio
Pintia 2003. Ou então um Numanthia...
Boas provas!! _________________ Rui Figueiredo
pelo vinho! |
|
| Back to top |
|
 |
Abílio Neto
|
Posted: Thu Jan 04, 2007 11:03 am Post subject: |
|
|
Caro Luiz Otavio,
Gil Luna? Não conheço, não posso ajudar.
No jantar de fim de ano, em casa de uns amigos, levei alguns vinhos (portugueses e espanhóis), que ainda não tinha provado, para descobrir em boa companhia, e, dos espanhóis, surpreendeu-me gratamente o Dominio de Longaz 2004, Bodegas Vitorias, DO Cariñena.
Razões: 1ª, pela RQP; 2ª, pela bem conseguida combinação Tempranillo / Cabernet; 3ª, de Cariñena não se espera nada de bom; e, finalmente, o enólogo dá garantias, Miguel Ángel de Gregorio.
Abraços,
Abílio Neto |
|
| Back to top |
|
 |
luiz otávio peçanha

|
Posted: Fri Mar 02, 2007 12:59 pm Post subject: |
|
|
Dia 21/03/2007 estarei fazendo esta degustação:
VINHOS APRESENTADOS
1- Cava Freixenet Brut Barroco
2- Mauro Crianza 1996- Ribeira Del Duero
3- Pintia 2003 – Toro
4- Corullón 2001- Bierzo
5- Faustino do Autor 1998 – Rioja
6- Gran Vos reserva 2000 – Somontano
7- Clos Martinet 1996 – Priorato
8- Castell del Remei “1780” 1999 – Costers del Segre
9- Gran Murales 2000 - Penedés
Depois da degustação será servido: Caldereta de Carneiro
Saudações
|
| Back to top |
|
 |
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|