Os5às8 Forum Index Os5às8
Fórum de discussão - Os5às8

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Barca Velha 1966

Post new topic   Reply to topic    Os5às8 Forum Index -> O vinho
View previous topic :: View next topic  
Author Message
falcao

PostPosted: Wed Feb 21, 2007 12:02 am    Post subject: Barca Velha 1966 Reply with quote

Poucas vezes consigo ser surpreendido de forma tão flagrante por um vinho! Este domingo tive o prazer de o provar, e beber, entre muitos outros vinhos notáveis, e a surpresa dificilmente poderia ser maior. Provado em prova cega, errei por completo, por mais de uma década, o ano de colheita. A cor é absolutamente espantosa (extraordinariamente enganadora), ainda escuro, quase retinto, com uma frescura aromática impensável para um tinto português com esta idade. Percebe-se uma rusticidade e rudeza muito durienses (embora eu não tivesse chegado ao Douro, nem sequer a Portugal), uma frescura perturbadora, uma saúde de ferro. Garrafas sempre muito bem guardadas ajudam parcialmente a explicar a frescura do Barca Velha 1966, mas não seria condição suficiente para explicar o fenómeno… num vinho que não deve ultrapassar os 12,5º…

Na sua fase inicial, em vez da fruta madura não existiriam antes alguns sinais de verdor? Não estaremos hoje a exagerar nas maturações fenólicas, fugindo do verde como o diabo da cruz?

Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
João Paulo Alsina

PostPosted: Wed Feb 21, 2007 1:17 am    Post subject: Reply with quote

Caríssimo Falcão,

Só uma dúvida: o BV 66 lhe encantou apenas por se apresentar em excelente forma ou por se apresentar em excelente forma e ser um vinho de invulgar complexidade?

Abraço forte,
José Tomáz Mello Breyner

PostPosted: Wed Feb 21, 2007 7:46 am    Post subject: Re: Barca Velha 1966 Reply with quote

falcao wrote:
Poucas vezes consigo ser surpreendido de forma tão flagrante por um vinho!

Caro Rui

Assim sendo vou comprar estas 2 que sei estiveram sempre bem guardadas.

http://www.os5as8.com/forum/viewtopic.php?t=4531

Estava com medo que o vinho já não estivesse em condições, daí não ter feito uma oferta. Agora que sei que o vinho está optimo, e sabendo que o meu amigo ainda as não vendeu, vou arriscar.

Um abraço

Zé Tomaz
falcao

PostPosted: Wed Feb 21, 2007 9:11 am    Post subject: Reply with quote

João Paulo Alsina wrote:
(...) Só uma dúvida: o BV 66 lhe encantou apenas por se apresentar em excelente forma ou por se apresentar em excelente forma e ser um vinho de invulgar complexidade? (...)

Invulgar complexidade não será propriamente o descritivo que melhor se adapta ao Barca Velha 1966. É inclusive um vinho com alguma rusticidade e rudeza, mas simultaneamente um vinho elegante, harmonioso, complexo, fresco e muito bem proporcionado. É um belo vinho em qualquer parte do mundo, sem qualquer paternalismo sobre a nacionalidade ou idade.
E a juventude e saúde são assombrosas…

Back to top
luis ferreira

PostPosted: Wed Feb 21, 2007 11:31 am    Post subject: velhos... Reply with quote

Rui

Quote:
Garrafas sempre muito bem guardadas

cada vez mais me convenço de que o "não há grandes vinhos, só boas ou más garrafas" é uma verdade insofismável do vinho(a partir de certo nível, claro)... devido a esse "pormaior"...

PS também me começo a convencer do outro ponto... "verdura" (julgo que muito muito raramente temos clima para maturações que permitam ser finos/elegantes da nascença à velhice... e, nesse caso, talvez valha mais apostar na via que referes - que implica tempo... - do que querer parecer o que não somos... e "desaparecer" antes de ser seja o que for... Rolling Eyes Wink )
Numa outra "escala"... tive recentemente essa percepção/espanto com vinhos "vulgares" do Roseira (tipo 98 , 97...) que na altura julgava rudes etc
falcao

PostPosted: Wed Feb 21, 2007 1:01 pm    Post subject: Re: velhos... Reply with quote

luis ferreira wrote:
(...) cada vez mais me convenço de que o "não há grandes vinhos, só boas ou más garrafas" é uma verdade insofismável do vinho(a partir de certo nível, claro)... devido a esse "pormaior" (...)

Seguramente que sim, e aqui e em outros locais manifestei a mesma opinião por inúmeras vezes.
Mas se as más garrafas não nos permitem retirar conclusões definitivas sobre os méritos e deméritos de um determinado vinho, a verdade é que as “boas garrafas” conseguem confirmar em pleno as eventuais qualidades do vinho. E esta garrafa deixou-me perplexo com o que o Barca Velha 1966 nos consegue oferecer.

luis ferreira wrote:
(...) PS também me começo a convencer do outro ponto... "verdura" (julgo que muito muito raramente temos clima para maturações que permitam ser finos/elegantes da nascença à velhice... e, nesse caso, talvez valha mais apostar na via que referes - que implica tempo... - do que querer parecer o que não somos... e "desaparecer" antes de ser seja o que for... Rolling Eyes Wink ) (...)

Pois é, apesar de pregar essa convicção há muito, sei que não tenho qualquer hipótese de sucesso junto de quem faz o vinho…

Back to top
José Tomáz Mello Breyner

PostPosted: Wed Feb 21, 2007 1:16 pm    Post subject: Reply with quote

Caro Rui

Será que consegue dar uma ideia do justo valor monetário deste vinho? Entre quanto e quanto? Claro está que sei que é subjectivo, mas estando as garrafas nas mesmas condições em que o que provou, quanto estaria disposto a dar por ela?

Um abc

Zé Tomaz
mlpaiva

PostPosted: Wed Feb 21, 2007 2:10 pm    Post subject: Re: velhos... Reply with quote

falcao wrote:
luis ferreira wrote:
(...) PS também me começo a convencer do outro ponto... "verdura" (julgo que muito muito raramente temos clima para maturações que permitam ser finos/elegantes da nascença à velhice... e, nesse caso, talvez valha mais apostar na via que referes - que implica tempo... - do que querer parecer o que não somos... e "desaparecer" antes de ser seja o que for... Rolling Eyes Wink ) (...)

Pois é, apesar de pregar essa convicção há muito, sei que não tenho qualquer hipótese de sucesso junto de quem faz o vinho…

Acho que é um nicho de mercado a explorar.
Porque não, se houver informação e se o custo do imobilizado for por conta do consumidor final?
Porque não uma promoção conjunta com as caves de guarda?
luis ferreira

PostPosted: Wed Feb 21, 2007 2:31 pm    Post subject: Reply with quote

Caro Luis

Quote:
se o custo do imobilizado for por conta do consumidor

poix poix (só isso já dava pano para mangas...) e depoix...
Quote:
é um nicho

nichos de nichos... valerá a pena? Smile Smile
falcao

PostPosted: Wed Feb 21, 2007 11:49 pm    Post subject: Reply with quote

Zé Tomáz, não faço a mais pequena ideia de qual o "preço justo" ou mesmo de referência. Seguramente que outras pessoas existirão no fórum com muito mais autoridade e conhecimento que eu para sugerir um valor de referência…

Luís Paiva, pois, mas poucos ou nenhuns trabalham para nichos de mercado. Acima de tudo, julgo ser um estigma e uma questão de formação. Para um enólogo, ou melhor, para a quase totalidade dos enólogos, o conceito de “verdor” é sinónimo de defeito, e como tal, é evitado de forma objectiva. O que numa perspectiva clássica e académica faz sentido… Mas a prática mostra-nos que o “verdor” dá origem a alguns dos grandes vinhos do mundo, quando bem pensado e entendido.
Em abono da verdade, sinto-me na obrigação de referir que também é sinónimo de muita da má enologia que se vê por aí, e que por regra, é sinal de desastre…

Back to top
mlpaiva

PostPosted: Thu Feb 22, 2007 6:10 pm    Post subject: Reply with quote

luis ferreira wrote:
Caro Luis

Quote:
se o custo do imobilizado for por conta do consumidor

poix poix (só isso já dava pano para mangas...) e depoix...
Quote:
é um nicho

nichos de nichos... valerá a pena? Smile Smile

falcao wrote:
Luís Paiva, pois, mas poucos ou nenhuns trabalham para nichos de mercado. Acima de tudo, julgo ser um estigma e uma questão de formação. Para um enólogo, ou melhor, para a quase totalidade dos enólogos, o conceito de “verdor” é sinónimo de defeito, e como tal, é evitado de forma objectiva. O que numa perspectiva clássica e académica faz sentido… Mas a prática mostra-nos que o “verdor” dá origem a alguns dos grandes vinhos do mundo, quando bem pensado e entendido.
Em abono da verdade, sinto-me na obrigação de referir que também é sinónimo de muita da má enologia que se vê por aí, e que por regra, é sinal de desastre…

Compreendo! A minha ideia era um vinho tipo best after 20xx... como quem planta carvalhos...
tombalobos

PostPosted: Wed Feb 28, 2007 6:58 pm    Post subject: Reply with quote

Caro Zé Tomaz

Conheço quem tenha á venda por 300 euros os anos de 64/ 65 / 66.
Se o vinho vale? não sei? só o Rui o poderá dizer, que já o provou.
Back to top
Post new topic   Reply to topic    Os5às8 Forum Index -> O vinho All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum