|
Os5às8 Fórum de discussão - Os5às8
|
| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
filipa
|
Posted: Sun Apr 17, 2005 5:24 pm Post subject: |
|
|
Pois eu não concordo com o ser sacrilégio!!!!!!
Por exemplo, uma Quiche de Cozido à Portuguesa com Risoto de Carnes de Porco
Todos os Ingredientes do Cozido feitos tradicionalmente
Preparação da Quiche
Forre a massa com as couves cortadas finamente, Corte as batas às rodelas e disponha sobre as couves, Desfie o Chambão e disponha sobre as batatas, com o feijão encanado faça um puré e regue por cima da carne, Coloque as Cenouras, o nabo e a cebola cortadas finamente e coloque sobre o puré de feijão. Bata ovos suficientes com um pouco de leite e fermento, deite na quiche e coloque os chouriços em rodelas finas e leve ao forno. Quando retirar regue com o caldo e sirva com um risoto com as varias carnes de porco cortadas em cubos Pequenos.
É uma maravilha
FJM |
|
| Back to top |
|
 |
Luis Camisão

|
Posted: Mon Apr 18, 2005 9:47 am Post subject: |
|
|
| luiz otávio peçanha wrote: | caro luis, fiquei corado de vergonha ao ver tua resposta, não por ela em si, mas pela minha ingenuidade.
(...)vou tomar mais cuidado com o que posto, pois igorancia nada tem a ver com discernimento, e o que menos gostaria é de ser pedante e antipático, mas pelo que estou vendo é por esse caminho que estou indo.
um grande abraço
luiz otávio. |
Meu Caro Luíz,
Fiquei estarrecido, pois ao ver a sua resposta, constantei que possivelmente as minhas palavras foram mal interpretadas.
Não era, de todo, minha intenção fazer-lhe alguma espécie de crítica, ou apontar-lhe algo de errado.
Tratou-se apenas de uma resposta brincalhona, sem nenhuma maldade por detrás.
Mas tenho que concordar com o Jorge Saraiva. O segredo do cozido está nos seus ingredientes e na sua confecção, e no fim de contas, é um segredo simples e prático.
Tive a oportunidade de comer um cozido nos Açores.
Não foi em São Miguel, mas sim na Terceira. Feito com todos os preceitos, nas fumarolas de enxofre no interior da ilha. Foi uma experiência compartilhada por dois loucos continentais, e por um terceirense que também não bate bem da bola.
A cozedura começou às 5.30, quando inumámos o dito cujo, e só terminou por volta das 15.00, altura em que o exumámos, e com todas as exéquias o saboreámos.
Não sei se foi por causa da fome, do sono, ou do efeito do vinho de cheiro, mas que estava uma delícia, lá isso estava.
Mas mudando de assunto, já repararam nas diversas formas, que os escrivães arranjam, para nos seus brancos pergaminhos, fazer constar que existe tão delicioso prato no seu estabelecimento comercial?
Alguns exemplos:
- Á cozido há portuguesa
- À cúzido á portuguesa
- Há cozido há portuguesa
- Cúzido há portuguesa
- Meat stew at portugese stile, with vegetabalos
- Cuit a la portugaise maniére, avec choux comuns
Grande Abraço _________________ "Os vinhos são como os homens: com o tempo, os maus azedam e os bons apuram" |
|
| Back to top |
|
 |
luiz otávio peçanha

Joined: 19 Jan 2005 Posts: 617 Location: piracicaba/sp/brasil
|
Posted: Mon Apr 18, 2005 5:11 pm Post subject: |
|
|
caro luis, agora entendo o quis dizer, principalmente em relação a receita; eu não fazia ideia de como esse prato é tradicional para vcs, e nem da dimensão de variações existente, tanto dos ingredientes, como do preparo, embora todos mantenham uma linha mestra; não cheguei nas 10 mil, mas já vi umas duzentas receitas, e não tem uma igualzinha a outra.serviu tbem para conheçer o que é chispe,fucinheira,rabas,entrecosto, que se lidas avulsas não teria a minima ideia do que se tratavam, e que para vcs é trivial; ainda estou em duvida do que realmente é farinheira e chouriço de carne(farinha e chademã?), só para vc ver a dificuldade.
fiz uma adaptação das receitas, um apanhado do que eu intepretei como correto, e vou fazer um cozido nesse feriado de 21 de abril, aproveitando que irei pescar, e que tempo terei de sobra, num fogão de lenha, a ir tratando com carinho os ingredientes e tomando um vinho.
problema só é que iremos em dois, e pela quantidade de ingredientes dará para uns vinte.
um grande abraço
luiz otávio |
|
| Back to top |
|
 |
mbwinetrader
|
Posted: Mon Apr 18, 2005 6:40 pm Post subject: |
|
|
muito recomendavel é o cozido do restaurante O Tibério em Bucelas. Só serve uma vez por semana às quartas-feiras.
1/2 Dose dá para 2 comensais que comam muito bem....  _________________ Miguel Buccellato
a vida é curta demais para beber maus vinhos... |
|
| Back to top |
|
 |
Ched
|
Posted: Tue Apr 19, 2005 1:55 pm Post subject: |
|
|
O Cozido do Painel de Alcantara continua a ser bom. Fui lá no mês passadoe gostei.
João Chêdas |
|
| Back to top |
|
 |
Miguel de Melo Breyner
|
Posted: Wed Apr 20, 2005 4:54 pm Post subject: Re: Cozido à portuguesa |
|
|
| falcao wrote: | Será possível "modernizar" este prato tão popular e tradicional, tornando-o mais leve, sem no entanto o descaracterizar?
PS - É impressão minha ou cada país europeu tem uma versão própria do cozido?
|
Caro Falcão
Penso que a unica possibilidade será a de modernizar a apresentação , e hoje em dia já o vemos muito bem apresentado em alguns Restaurantes que o servem em Buffet. Em Portugal temos variadissimas versões do cozido .
Saudações Gastronómicas
MMB |
|
| Back to top |
|
 |
jms

|
Posted: Thu Apr 21, 2005 10:03 am Post subject: Re: Cozido à portuguesa |
|
|
| Miguel de Melo Breyner wrote: | (...) hoje em dia já o vemos muito bem apresentado em alguns Restaurantes que o servem em Buffet. Em Portugal temos variadissimas versões do cozido .
MMB |
Nunca comi um cozido nestas circunstâncias...mas é muito bem lembrado!
Gosto muito de cozido, sendo o meu primeiro prazer o de me servir, o de ir colocando as diversas partes no prato. Ceteris paribus, uma boa exposição, ainda por cima mantendo a temperatura ideal de serviço, em buffet, dar-me-á prazer acrescido.  _________________ Ser gourmet é uma aprendizagem contínua.
jorge saraiva |
|
| Back to top |
|
 |
filipa
|
Posted: Tue Apr 26, 2005 6:04 pm Post subject: |
|
|
Alguns exemplos de cozidos em Buffet:
Prazeres da Carne (Cascais) ao Sábado ao almoço.
Direito (Monsanto) às Quintas Feiras.
FJM |
|
| Back to top |
|
 |
luiz otávio peçanha

|
Posted: Tue Apr 26, 2005 9:43 pm Post subject: |
|
|
fica aqui mais um fã desse prato excepcional, que a proposito não achei tão pesado, a não ser pela quantidade que se coloca no prato, e no meu caso, pelas repetições dos mesmo.
é trabalhoso, mas vale a pena.
satisfeitissimo.
luiz otávio |
|
| Back to top |
|
 |
Carlos Silva Barbosa
|
Posted: Wed Apr 27, 2005 10:26 am Post subject: |
|
|
Em bufett era também servido, creio que aos domingos, no Clube de Ténis do Estoril.
Creio que já não acontece. _________________ "Um Escudo é um Escudo" - Vale e Azevedo |
|
| Back to top |
|
 |
José Nero

Joined: 28 Aug 2005 Posts: 329 Location: EURO REGIÃO - Galicia/Norte de Portugal
|
Posted: Sun Sep 04, 2005 6:42 pm Post subject: Cozido à Portuguesa |
|
|
É um prato que eu não gosto nem nunca gostei. Confesso que por vezes sinto alguma inveja quando oiço falar com tanto ênfase desse prato, pois gostaria de partilhar essa mesma sensação.
Há 4 ou 5 anos li algures uma notícia sobre um concurso de cúlinária em França, onde um cozinheiro português, apresentou ao júri, o respectivo cozido à portuguesa. O júri após observar o prato, perguntou ao cocorrente , se aquilo era comida para o cão.
Na obra de Ramalho Ortigão "As Farpas" é-nos transmitida a dicotomia entre o conservadorismo e a inovação, com o seguintr texto:
"Como seríamos felizes, como ficaria consolada, tranquila, satisfeita a consciência do que escreve estas linhas se ele pudesse entrar no Paço à hora do Real jantar, atirar por uma janela fora a travessa do cozido e em seguida em nome da razão, em nome do direito, em nome da justiça, em nome do espirito e em nome do século, bradar aos ilusos pela verdade, bradar aos cegos pela luz:
-Ostras cruas, sereníssimos senhores! muitas ostras! muitíssimas ostras cruas!
Ah! Eles franzem as sobrancelhas os vossos leais e antigos servidores!
Eles rejeitam as ostras, querem o velho cozido pomposo e banal, grave e inepto, sem sabor e despótico, feito de carne do açem com a capinha de gordura por cima, o chouriço estendido a um lado como um pagem severo e gordo, ao outro lado o toucinho oleoso e mole, bulindo e transpirando como pregador varatojano, e em volta da travessa os frutos da terra - mais vis e mais desprezados que o boi - as batatas e as cenouras, prostadas a uma distância respeitosa."
O Autor afirma ainda nessa obra:
"O alimento é uma das principais influências do caractér e do espírito, portanto saibamos comer."
Ao consultar a "ENCYCLOPEDIA POTUGUEZA" de Maximiano Lemos-1908,
decidi transcrever o que diz sobre o cozido:
(de cozer), adj. Preparado pela cozedura: Carne cozida\ Pão cozido. Assorda, especialmente a que é feita com ovos, manteiga e assucar\ s.m. A carne cozida de vaca que no jantar se serve depois da sopa: Tive hoje um bom cozido ao jantar.
No entanto , para além das versões italianas já referidas por Paulo, existe em Espanha o cozido madrileno e o cozido galego. Em França temos o velho Pote au Feu, prato típico de Paris.
José Nero |
|
| Back to top |
|
 |
luiz otávio peçanha

|
Posted: Sun Sep 04, 2005 8:06 pm Post subject: |
|
|
Caro José Nero,
respeito tua opinião, mas cá está um que apreendeu a gostar e adimirar este prato, como a nossa feijoada, e o qual quando se consegue manter e ressaltar o sabor de cada partes, e ao mesmo tempo almagar todos os sabores no caldo, feliz do cão se sobrar algum para ele.
Infelizmente hoje em dia, devido quase que exclusivamente ao sedentarismo dos individuos, estes pratos quase que estão marginalizados.
Tambem adoro ostras, e espero que a poluição não venha a nos impedir de consumi-las a curto prazo.
É somente uma opinião.
luiz otávio |
|
| Back to top |
|
 |
Paulo Rodrigues

|
Posted: Mon Sep 05, 2005 8:23 pm Post subject: Re: Cozido à Portuguesa |
|
|
| José Nero wrote: | É um prato que eu não gosto nem nunca gostei. Confesso que por vezes sinto alguma inveja quando oiço falar com tanto ênfase desse prato, pois gostaria de partilhar essa mesma sensação.
Há 4 ou 5 anos li algures uma notícia sobre um concurso de cúlinária em França, onde um cozinheiro português, apresentou ao júri, o respectivo cozido à portuguesa. O júri após observar o prato, perguntou ao cocorrente , se aquilo era comida para o cão.
José Nero |
Faço minhas as palavras do forista José Nero.
Com todo o respeito pelos apreciadores deste prato tradicional , que já ganhou mais um adepto no Brasil, compreendo perfeitamente a opinião do juri de tal concurso.
Penso que é um prato que não tem nada de criativo e não entendo como alguém o pode apresentar num concurso de culinária. |
|
| Back to top |
|
 |
José Nero

Joined: 28 Aug 2005 Posts: 329 Location: EURO REGIÃO - Galicia/Norte de Portugal
|
Posted: Mon Sep 05, 2005 10:07 pm Post subject: Cozido à Porutguesa |
|
|
UF!!... Que alívio.
Afinal não sou o único! É que eu já estava a ficar complexado!.... |
|
| Back to top |
|
 |
filipa
|
Posted: Tue Sep 06, 2005 8:22 am Post subject: Re: Cozido à Portuguesa |
|
|
| José Nero wrote: | É um prato que eu não gosto nem nunca gostei. Confesso que por vezes sinto alguma inveja quando oiço falar com tanto ênfase desse prato, pois gostaria de partilhar essa mesma sensação.
Há 4 ou 5 anos li algures uma notícia sobre um concurso de cúlinária em França, onde um cozinheiro português, apresentou ao júri, o respectivo cozido à portuguesa. O júri após observar o prato, perguntou ao cocorrente , se aquilo era comida para o cão.José Nero |
Concordo na questão de ser um prato que assim como é, não se deve apresentar num concurso. Penso que com alguma criatividade se pode utilizar os ingredientes da confecção para elaborar um prato com o gosto de cozido e que tenha alguma apresentação.
Aceito que não se goste (não é o meu caso), no entanto experimentem deitar sobre o cozido, um molho que não é nada típico: O MOLHO HOLANDEZ, fica Diferente e dá-lhe um toque de classe. Provei no ano passado após ver um fulano qualquer a pedir este molho no Direito em Monsanto.
FJM |
|
| Back to top |
|
 |
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|